23/11/2011

E por falar em acidez...


Não quero pular etapas na composição do meu blog, mas já que meu mais famoso aluno , o chef René falou sobre isso ontem, nada como saber um pouco mais sobre esse parâmetro tão famoso e tão pouco importante.
Acidez, ao contrario do que todos pensam, não diz respeito a gosto, é apenas parâmetro químico de qualidade e não deve servir como referência para a escolha do rótulo, pois acidez baixa não é necessariamente sinônimo de azeite suave. 
Além disso, como o azeite se degrada com a luz, o calor e a presença do oxigênio, essa acidez aumenta com o tempo se no seu armazenamento tiver presente um desses itens ou todos eles.
Falando de forma simplificada, acidez baixa significa que as azeitonas usadas para produzir aquele azeite extra virgem estavam extremamente saudáveis no momento em que foram processadas.  Esse parâmetro é imperceptível ao paladar.
Sendo assim, valem algumas dicas:
·      azeite quanto mais fresco melhor, compre sempre aquele que vai vencer daqui a mais tempo possível.  Eles valem até dois anos após serem embalados.
·      escolha sempre azeites em vidros escuros, pois esses protegem contra a oxidação provocada pela luz.
·      no mercado, escolha os azeites que estão no fundo da prateleira, em local mais fresco e ao abrigo da luz, nunca o que está na frente.
·      não compre azeite por acidez.  Um azeite nunca é ácido.  Ele pode ser intenso, frutado, amargo, picante...
·      Quando abrimos uma garrafa de um bom azeite, devemos consumi-la em até 15 dias.  Seus aromas e sabores são voláteis e se perdem com rapidez.
·      Se comprar uma grande quantidade de azeites para aproveitar promoção, guarde as garrafas ainda fechadas na geladeira.
Como vocês podem observar, estamos ainda engatinhando no conhecimento de azeites.  Fina Estampa  tem sido um bom veículo para a divulgação dessa rica cultura que ainda está distante de nós.
Nós vamos falar cada vez mais aqui, o valor do azeite extra virgem é proporcional ao seu significado na história da humanidade.  Estamos diante de um rico caminho que estamos aprendendo a percorrer.



2 comentários:

  1. Marcelo.
    Quando vc diz:"Quando abrimos uma garrafa de um bom azeite, devemos consumi-la em até 15 dias. Seus aromas e sabores são voláteis e se perdem com rapidez".Isso se aplica só ao sabor e aroma, ou a tão sonhada qualidade do azeite extra virgem,para a saúde, também fica comprometida?
    Abs,
    Aloysio Alberto

    ResponderExcluir
  2. Aloysio, a tão sonhada qualidade do azeite também fica comprometida. Os componentes anti-oxidantes do azeite são muito voláteis, onde os principais inimigos são a luz, o oxigênio e o calor. Portanto, guarde-os sempre ao abrigo da luz e do calor e, uma vez aberto, use-o generosamente. Não pense que ao não abri-lo ele ficará resguardado. Em nosso clima tropical, a conservação de um bom azeite é uma questão complexa que deve ser considerada. Haverá o tempo em que teremos uma adega climatizada também para os bons azeites. Abraços.

    ResponderExcluir