30/01/2012

Novos Caminhos...



A aula inaugural da ESTILO GOURMET de 2012 foi realizada no ACONCHEGO CARIOCA, famoso e premiado botequim comandado pela Chef Katia Barbosa. 
Com um menu degustação composto por seus saborosos petiscos e pratos, a harmonização com extra virgens e a comida de boteco é o início de um percurso mais que necessário nesse momento em que o consumo de azeites no Brasil cresce mais do que nunca.
Segundo dados do COI (Conselho Oleícola Internacional), entre outubro de 2010 e setembro de 2011, a importação de azeites no Brasil cresceu na ordem de 20% e passamos a consumir 64.555 ton.  
Diante das notícias de um mercado permeado por ilegalidades, onde fraudes são denunciadas e constatadas, torna-se imprescindível que o consumidor final saiba o mínimo sobre aquilo que está escolhendo.  Ao criar o discernimento sobre o que é um bom azeite, a partir de suas próprias escolhas, nosso mercado deixará de ser destino fácil desses produtos fraudados, como tem sido até hoje.
Nesse sentido, harmonizar excelentes extra virgens com a comida com a qual nos divertimos e que nos representa como terroir é um passo da maior importância.  Nosso desconhecimento sobre o assunto é tamanho que é muito comum encontrarmos sobre as mesas dos mais renomados restaurantes e botequins cariocas, as famosas latinhas de azeites de oliva, cujo uso não é indicado para finalizações, mas sim para o preparo dos alimentos.
Não desejamos criar uma nova geração de "óleochatos", aqueles que implicarão com o garçon e exigirão um bom azeite (muito provavelmente o profissional da mesa nem saberá do que estará falando), mas poderemos solicitar ao menos que nos seja servido um extra virgem, este sim ideal para finalizar as preparações, e ao fazermos isso estaremos dando os primeiros sinais ao mercado de que há consumidores atentos. 
São tantas as nuances de aromas e sabores de um bom extra virgem que as possibilidades de harmonização com a nossa rica gastronomia de boteco é elevada ao infinito e na mesma proporção eleva a alma do comensal a lugares únicos.
De um simples bolinho de carne seca com ábobora, harmonizado com um excelente QUINTA DO BISPADO de Trás-os-Montes aos saborosos palitos de queijo com calda de goibada degustados com o chileno OROMAULE, aromatizado com siciliano, percorremos nessa noite um caminho que está dando o que falar.
Tivemos a grata surpresa do número de inscrições ser acima do esperado e teremos que repetir a aula.
Foram 25 pessoas que se deliciaram com as preparações da Kátia, finalizando todas elas com diferentes extra virgens e percebendo pelo paladar a poesia ancestral que um bom azeite recita em nossa boca quando o combinamos com uma boa comida.
Dessa forma, a ESTILO GOURMET iniciou o ano pretendendo se aprofundar cada vez mais nesse caminho.  Sem vínculos comerciais que impediriam de apresentar imparcialmente as marcas de excelência, as escolhas dos rótulos são feitas com o critério de quem conhece e que deseja transmitir ao maior número de pessoas possível a magia que o azeite pode proporcionar a nossa dieta.
Como alimento ancestral, presente na civilização humana há mais de 8.000 anos, percebemos que o caminho para a descoberta de seu uso não tem fim, mas já está mais do que assegurado que os benefícios para a saúde e para a alma são incomparáveis.

A Chef Katia Barbosa e eu
                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário