27/04/2015

NYIOOC - New York International Olive Oil Competition 2015 e os Azeites Premiados

Foi divulgado na quinta-feira dia 16 de abril, o resultado da mais badalada competição de azeites extra virgens do mundo.  Com uma forma abrangente de avaliação, este já famoso evento oleícola premia por níveis mínimos de pontuação para conceder medalhas de ouro, prata e bronze.   Conduzidos por três líderes; Dra. Brígida Jimenez Herrera (Espanha), Sra. Eleftheria Germanaki (Grécia) e Dr.  Giuseppe di Lecce (Italia), um painel internacional de jurados, formado por mais 12 especialistas de diversos países produtores, julgou e pontuou mais de 700 rótulos de todo o mundo, formando uma lista de 238 premiados que podemos considerar como os melhores extra virgens da safra 2014/2015.  Foram 24 categorias distintas: por intensidade de blends (leve/médio/intenso), por intensidade de monovarietais (leve/médio/intenso) e essas por hemisfério (norte/sul) e por cultivo (convencional/orgânico).

Apenas em sua terceira edição, a competição já rivaliza com o pioneiro e mais importante guia dos melhores extra virgens, FLOS OLEI, publicação italiana do especialista Marco Oreggia, cujos critérios de pontuação se assemelham.

A novidade é que os organizadores da competição norte-americana criaram uma rede, centralizada no site http://nyoliveoil.com, onde pode-se obter informações sobre todos os azeites extra virgens premiados no ano, seus canais de comercialização, perfil dos produtores ou envasadores.  No mesmo site, através de assinatura foi possível assistir às conferências ao vivo e o concorrido dia do anúncio dos ganhadores, com o auditório do International Culinary Center lotado, foi acessado por dezenas de países simultâneamente, com grande interesse da imprensa internacional.

Inúmeros azeites premiados são comercializados no Brasil, vale a pena conferir a lista dos 238 rótulos no link http://www.bestoliveoils.com/page/14/, todos separados por categoria.  Há azeites do mundo inteiro para os mais variados gostos!  Uma excelente referência para profissionais da culinária, comerciantes e apaixonados em geral.

O Brasil não está representado na competição, não pela qualidade do que estamos realizando, mas pela quantidade.  Ainda não chegamos ao mínimo exigido para participar, mas estamos no caminho.  Aliás, entre os próximos dias 6 e 9 de maio estaremos representados no Salão Internacional do Azeite Extra Virgem dentro da EXPOLIVA 2015, por 5 rótulos de azeites do nosso país.  Isso é assunto para outro artigo que escreverei na proximidade do evento.

O fato é que azeite extra virgem gera cada vez mais interesse e conhecê-lo profundamente é uma absoluta novidade no mundo.  Sua diversidade sensorial corresponde a características nutricionais que nos informam sobre uma riqueza imensurável.  Um importante alimento funcional gerador de uma cultura milenar rica e diversa, cheio de significados e que nos proporciona saúde e bem estar.
Neste mundo que perde referências, taí um bom fio dourado para nos conduzir. 






Sra. Lina Smith e Dra. Brígida Jimenez Herrera


Nenhum comentário:

Postar um comentário