10/08/2014

Azeites e Rio Gastronomia - Um caminho de educação sensorial

Há pouco mais de um mês sem escrever, sinto uma certa abstinência!  O tempo tem sido meu pior inimigo para transformar informações e emoções em palavras, mas um aliado no amadurecimento do caminho do conhecimento.

O Rio Gastronomia, maior evento gastronômico do país, realização do jornal O Globo, em sua 12a Edição, terá como patrocinador oficial pelo segundo ano consecutivo a maior marca de azeites em nosso país: GALLO.  Contratado como consultor educacional da marca, desde abril deste ano, tenho tido a rara oportunidade de palestrar Brasil afora, falando de minha maior paixão e testemunhado as mais diversas impressões por parte daqueles que me escutam e se surpreendem com tantas novas informações.

Como tenho insistentemente escrito neste blog, apesar de ser um alimento ancestral, produzido pela homem desde a Antiguidade, a utilização do azeite de oliva na alimentação é um caminho que estamos aprendendo.  Digo e insisto que azeite não se bebe, diferente de café, vinho ou cerveja, sua verdadeira degustação se dá no encontro com as enzimas do alimento, quando o comemos.  Assim, dando embasamento a meus estudos em gastronomia, utilizo-o como  um ingrediente de resgate das percepções sensoriais do alimento.

Em tempos tão velozes, deixamos de dar o devido valor aos genuínos atos que nos tornaram humanos e que nos diferenciaram de todos os animais: o preparo alimentar e o partilhar a mesa.  Como cozinheiro, considero esses o que de mais nobre um homem pode empreender.  As emoções transmitidas nesse instante mágico em que transformamos o que a natureza nos dá para levar à mesa contribuem para sustentar a vida, dizem respeito ao que de melhor existe para usufruirmos como prazer e ao perdê-los, perdemos nossa humanidade.

São muitas as questões e prometo aqui voltar para refletir mais sobre esse assunto, pois como Ecochef Maniva, acredito na revolução que poderemos realizar pelo alimento.

O Rio Gastronomia se aproxima e os debates se darão neste fórum para pensarmos também sobre o alimento como um ato político.   Nas oficinas realizadas pelo Senac Rio e em inúmeras outras ações, o azeite estará no centro de todas as conversas!  É chegada a hora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário