17/02/2012

Azeite & Carnaval!

Em se tratando do discernimento que desejamos ter para sempre fazer as melhores escolhas, a Estilo Gourmet desde o segundo semestre de 2011 promove quinzenalmente aulas que experimentam o caminho da harmonização de *Extra Virgens com a gastronomia brasileira.
O mês de fevereiro foi com nossos peixes: papillote de linguado e moqueca (dourado) capixaba, o primeiro finalizado com um azeite Trasmontano in natura e aromatizado com limão tahiti.  A moqueca foi harmonizada com um azeite Toscano in natura e aromatizado com coentro e dedo-de-moça.
Cada experiência, uma viagem a lugares bem distintos e muito especiais!
Em março faremos com doces brasileiros e com frutas tropicais...  e por essa estrada seguiremos por todo o ano de 2012.
Azeites extra virgens gourmets e a culinária brasileira se entrelaçam em um infinidade de possibilidades e nos prometem momentos de êxtase!
Nada do que está acontecendo no mercado de extra virgens do Brasil é por acaso... uma ascendente oferta e diversidade de rótulos, cuja qualidade estamos começando a conhecer.
Para fazer boas escolhas temos que considerar muitas variáveis, além do conhecimento sensorial, pois sua perecibilidade é ainda maior no verão carioca e, mal estocados nas lojas perdem-se com rapidez.
Depois de escolhê-lo  temos ainda que saber conservá-lo, pois em temperaturas superiores a 20º aceleram sua oxidação.
No Mercado Municipal de São Paulo paguei R$ 85 num excelente rótulo italino, não filtrado, produzido em 2011 e para meu desgosto com defeito de borra, pois o contato com os resíduos por longo tempo diminuem seu tempo de vida, sobretudo em nosso clima e provavelmente mal estocado.  É assim, temos que escolher o fornecedor, saber se ele conhece as nuances que este nobre ingrediente possui e os cuidados que requer! 
Mas já sabemos que tudo isso vale a pena e com nossa persistência, a sedução dos extra-virgens vai ganhando a mesa do brasileiro e se misturando definitivamente em nossa cultura.
Nesta sexta-feira antes do carnaval, este que vos escreve se prepara para azeitar a Sapucaí.
A harmonização de *azeites gourmets em um jantar servido para felizardos convidados em um camarote na avenida é uma significativa imagem para esse casamento que começa eterno.
A Estilo Gormet participa dessa ação de marketing pela saúde do brasileiro.
É tempo de folia! É tempo de azeitar as ilusões!  Feliz Carnaval a todos!


* Abstenho-me de escrever as marcas que uso ou que estou utilizando, cito apenas a região de origem.

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