19/11/2011

A origem mitológica & curiosidades

Sempre costumo dizer que também nos alimentamos de significados e para começar a falar sobre o seu valor, o azeite está cheio deles.  Entre tantos a incrível história da mitologia grega que coloca a paz e a sabedoria como seus principais fundamentos. 
Há maneira mais linda, poética e significativa de se dar símbolos a uma origem?

*Para os gregos, Palas Atena, Deusa da sabedoria e da “guerra justa” desceu do Olimpo para dar aos homens a espécie notável, vencendo uma disputa com Posêidon, o deus dos mares, que ofereceu o cavalo.  Zeus, o todo poderoso, decidiu que o animal servia para a guerra e a oliveira, para a paz, e deu a vitória a Atena, que hoje dá nome a capital da Grécia.



*No horto de Getsemani vivem ainda oito grandes oliveiras que viram Cristo rezar, chorar e morrer.

*Símbolo da paz, um galho de oliveira era carregado pela pomba que anunciou a Noé a proximidade da terra firme.

*Tão extraordinárias são as virtudes da oliveira que, na Grécia Antiga, seu cultivo era protegido por severas leis, que puniam com exílio e confisco de bens àqueles que ousassem arrancar mais de uma árvore.


*À pergunta de como poderia se prolongar a vida, Demócrates dizia que era necessário tomar muito mel e manter a pele sempre untada com azeite de oliva.

*As ramas de oliveira coroavam os vencedores dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, ungidos com o óleo, enquanto os ganhadores dos jogos Panhelênicos eram premiados com uma vasilha de azeite.

*Se considerava igualmente como árvore da fertilidade, razão pela qual as mulheres dormiam sobre seus folhas e sob sua sombra quando desejavam engravidar.

*Da madeira da oliveira se talhavam as estátuas dos deuses, dos cetros dos reis, dos tabernáculos e dos instrumentos de combate dos heróis (entre eles o de Hércules).

*Misturado ao azeite, o pão molhado em vinho, se preparava o “acrónito”, principal comida grega, enquanto como acompanhamento se ingeria qualquer alimento sólido: azeitonas, legumes, carnes, pescados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário